Dicas Inova

Requisitos básicos para alugar automóvel

Para alugar um carro da Inova obrigatório que o responsável pela locação do veículo (locatário) apresente e se enquadre nos seguintes itens:

 - Ter 21 anos completos;

- Apresentar carteira de habilitação (CNH) original e válida, expedida há no mínimo 2 anos, estrangeiro pode apresentar carteira de habilitação emitida no País de origem (ideal que seja acompanhada de uma carteira internacional de habilitação).

- RG e CPF originais (estrangeiro passaporte original);

- Portar cartão de crédito de sua titularidade, dentro da validade, com limite disponível para débito da caução é uma garantia exigida pela locadora, consiste no débito de uma determinada importância exclusivamente no cartão de crédito, não sendo aceito dinheiro, cheque ou cartão de débito. O valor será debitado na retirada do veículo, estornado na devolução, e compromete o limite enquanto o carro estiver alugado. (valores variam por categoria de veículo, pelo período da locação do automóvel).

- Não pode ter restrição financeira no CPF;

- Desejável que o cliente porte um comprovante de endereço original;

O que está incluso numa locação de veículo

A diária, kilometragem contratada, seguro parcial do veículo (com cobrança de franquia e o valor/co-participação que cabe ao locatário no caso de acidentes.         

- Combustível: Os carros serão entregues com o tanque cheio, sugerimos que também sejam devolvidos do mesmo modo.

- Multas: São de responsabilidade do condutor, cujos dados cadastrais a locadora arquiva, e que pode encaminhar a qualquer momento, seguindo a legislação brasileira.

- Taxa de lavagem: No momento da retirada o veículo será entregue limpo e orientamos que seja devolvido da mesma forma, uma vez que, a critério da locadora de veículos, em conformidade com o contrato de locação, poderá ser cobrada uma taxa de lavagem ou limpeza;

Duração da diária

As diárias são contadas em ciclos de 24 horas a partir do horário da retirada. É o período mínimo considerado para contratação de locação de automóvel;

- Cobrança de horas extras

- Em diárias cheias (24 horas), a locadora cobra frações de diárias, de 1/4 por hora extra;

Taxas e impostos

No setor de locação de automóveis é usual a cobrança de taxas e impostos à parte, que são acrescidos aos valores das tarifas, e quando for o caso também nos opcionais, em nosso site esses valores variam entre 5% e 10,0%. Não cobramos taxas de reserva;

Cliente com restrição financeira

A locadora, em função do alto valor do bem alugado, faz uma rigorosa consulta cadastral, e ao encontrar restrições no CPF do locatário (algumas vezes até mesmo no de motorista adicional), negam-se a entregar o carro.

Seguros e proteções

Nos casos de sinistro ou roubo do carro o locatário será obrigado a pagar até um determinado valor a título de franquia.

Importante: Para usufruir das coberturas o locatário deverá estar de acordo, respeitar as condições gerais de locação, e não ter infringido a legislação de trânsito em vigor;

No caso de acidente/roubo

No caso de qualquer sinistro é necessário fazer um Boletim de Ocorrência (BO), e apresentá-lo, ou o seu protocolo à locadora num prazo máximo de 24 horas após o ocorrido, única maneira de acionar o seguro. A não observância dessa condição acarretará na perda da proteção contratada, assumindo o locatário responsabilidades por qualquer situação que envolva o veículo locado.

Motorista Adicional

Sempre que alguém, além do locatário for conduzir o veículo, torna-se indispensável informar o nome completo quando solicitar a reserva, ou quando retirar o carro diretamente na locadora. Esse condutor adicional também deverá ter 21 anos completos, ser habilitado por no mínimo dois anos, e a Inova exige não ter restrições financeiras no CPF. O número de motoristas adicionais poderá ser limitado (em geral até dois), e é necessário que o(s) mesmo(s) esteja(m) presente(s) no momento da retirada do automóvel. A indicação do condutor adicional gera uma cobrança diária R$ 7,00, ou cobranças por período. Importante: No caso de multas, as mesmas serão atribuídas ao condutor principal, não havendo possibilidade de transferências de pontos. Em caso de sinistro envolvendo pessoa não informada o seguro deixa de ter validade.

Modelo específico de carro

A Inova não aluga seus veículos por modelo específico ou cor, somente por categoria, dá como exemplo, que se refere a um modelo popular, motor 1.0, com ar condicionado, e os carros que se adequarem a essa característica poderão ser entregues na retirada, e não há como pedir reserva antecipada de modelo em particular. Das reservas confirmadas, na falta do grupo reservado, o atendimento deverá ser feito pela locadora em carro de grupo superior;

No show (não comparecimento)

No show é o termo utilizado para os casos em que o cliente faz a reserva e não comparece para retirar o carro. Exceto em períodos de alta demanda, não há cobranças por não utilizar a reserva feita no site.

Por outro lado, além de ser boa prática, pedimos cancelar qualquer reserva que não vá utilizar isso nos ajuda a atender outros clientes, faz com que a locadora de automóveis não fique segurando o veículo para atender sua solicitação em vão, facilita nosso relacionamento com os nossos fornecedores.

A critério próprio, clientes que fizerem no show, ao retornar ao site para fazer novas reservas, poderão ser solicitados a garantir a mesma através de informação do cartão de crédito.

Utilização do carro retirado

Necessidade e dentro do que for possível, oferecer a melhor condição para sua locação de automóvel, já a Inova permite travessia de fronteiras, há segurado que não valem fora do Brasil, e nesse caso será analisado se é possível adquirir na cidade onde retirar o veículo o seguro com validade no exterior (carta verde).

Formas de pagamento

No momento a única forma de pagamento aceita é com cartão de crédito, cartão de debito e dinheiro direto à locadora. Certifique-se de que a locadora aceita a bandeira do cartão que pretende utilizar. Pagamentos com cheques não são aceitos.

Contrato Público de locação de veículos

Acesse aqui o CONTRATO PÚBLICO DE LOCAÇÃO DE VEÍCULO INOVA